Cmpltn Photodynamic Therapy

O Instituto Cosmopolitan trabalha desde o ano de 2009 com a aplicação da Terapia Fotodinâmica. No ano de 2012 ingressou em um dos maiores grupos de pesquisa à nível mundial, criado e dirigido pelo Instituto de Física de São Carlos – USP, o Programa TFD Brasil desenvolveu equipamentos, fotossensibilizantes, técnica e aplicação clinica da Terapia Fotodinâmica no tratamento de tumores de pele do tipo basocelular com grande sucesso.

A Terapia Fotodinâmica

A Terapia Fotodinâmica atualmente é considerada uma das novas fronteiras do conhecimento científico. Empregada no diagnóstico e tratamento de diferentes tipos de tumores e lesões pré-malignas, tem como principais diferenciais a rápida execução e especificidade sobre os alvos do tratamento, gerando resultados superiores com sequelas mínimas. Como toda técnica de vanguarda, ainda é pouco conhecida pelo público leigo e de baixa difusão no meio médico.

O nosso objetivo

Seguindo os conceitos do Instituto Cosmopolitan, trabalhamos na evolução da técnica com um perfil especial, o foco na experiência do paciente, desenvolvendo os nossos processos e protocolos pensado no atendimento próximo e de caráter privado.

Terapia Fotodinâmica – Lesões de pele

O uso da Terapia Fotodinâmica para lesões de pele é a mais evoluída de todas as aplicações disponíveis atualmente. As pesquisas atuais para o tratamento cutâneo seguem evoluindo ao avaliar a utilização de nanotecnologia na formulação de fotossensibilizantes para torna-los ainda mais específicos e em novos protocolos para os tratamentos. Os principais centros de pesquisa do mundo são a Universidade de São Paulo e a Universidade de Brasilia, no Brasil, a University of Exeter Medical School, Rockford University, nos EUA e a University of Lille na França.

Tumores Basocelulares

Atualmente já é possível afirmar que a Terapia Fotodinâmica é a técnica de primeira escolha para o tratamento de tumores cutâneos do tipo basocelular, principalmente em regiões complexas.  Apresenta a maior taxa de cura, baixa recidiva e sequelas mínimas ou ausentes, quando comparada aos tratamentos convencionais, como ressecção cirúrgica, eletrocoagulação, crioterapia, imunoterapia e radioterapia.

Lesões pré-tumorais e pele fotodanificada

A aplicação da terapia fotodinâmica para o tratamento de lesões pré-tumorais em pacientes com a pele fotodanificada está bem estabelecida e busca eliminar as células que no futuro possam desenvolver novos tumores. Tem mostrado também resultados importantes na melhora estética daqueles pacientes submetidos ao tratamento.

Pesquisa & Desenvolvimento

A pesquisa científica relacionada à Terapia Fotodinâmica está focada no desenvolvimento de fotossensibilizantes mais potentes e mais específicos para as células alvo. Também evoluem na iluminação por feixes de luz que penetrem o tecido em maior profundidade, possibilitando o tratamento por transiluminação. Existem múltiplos centros no mundo que pesquisam e desenvolvem diferentes aplicações para a Terapia Fotodinâmica, conheça os tratamentos que estão sendo desenvolvidos atualmente.

Colo de Útero

O tratamento de lesões de colo de útero com o emprego de Terapia Fotodinâmica vem avançando rapidamente. De rápida execução, a Terapia Fotodinâmica atua de forma especifica sobre as células doentes, aumentando a taxa de cura mesmo quando lesões não são visíveis. Apresenta ainda a vantagem de diminuir as sequelas na área tratada, as quais quando realizadas pela técnica convencional de cauterização e conização aumentam a incidência de esterilidade e trabalho prematuro de parto. Atualmente, o tratamento de lesões de colo de útero por Terapia Fotodinâmica é desenvolvido por três grupos de pesquisa, na Alemanha pela Hannover Medical School, na Russia pelo Herzen Moscow Câncer Research Institute e no Brasil pelo Instituto de Física de São Carlos – USP. O Instituto Cosmopolitan é um dos três centros do Brasil que disponibiliza o tratamento.

Sistema Respiratório 

Pesquisas: Estudos estão sendo feitos sobre marcação de tumores por fluorescência,  tratamento intra operatório de tumores pleurais,  tratamento intra operatório do câncer de pulmão e tratamento de pneumonias. Principais Centros de Pesquisa: University of Pennsylvania, USA – Roswell Park Cancer Institute, EUA – University of São Paulo, Brazil – University of Coimbra, Portugal – Warsaw University of Technology, Poland – Bogazici University, Turkey

Cabeça e Pescoço

As principais pesquisas estudam tratamentos adjuvantes ou para casos avançados de tumores de Cabeça e Pescoço. Os principais Centros de Pesquisa são a University College London Hospitals no Reino Unido, Portuguese Institute of Oncology no Porto, Portugal, The Netherlands Cancer Institute na Holanda, Southern Medical University na China, University Medical Center Groningen na Holanda e Oslo University Hospital na Noruega.

Sistema Digestivo

As principais linhas de pesquisa abordam o tratamento para tumores de pâncreas e vias biliares e também para diagnóstico e tratamento de distúrbios gastrointestinais. Os principais centros de pesquisa são a University College London Hospitals no Reino Unido,  Seoul St. Mary’s Hospital na Coreia do Sul,  Aintree University Hospitalno Reino Unido, Center for Laser Diagnostics and Therapy na Polônia Poland, N. Blokhin Cancer Research Center na Russia e University of Tsukuba no Japão.

Sistema Urinário

O Diagnóstico e tratamento de tumores urológicos são as principais linhas de pesquisas. Os principais Centros de Pesquisa são o Memorial Sloan Kettering Cancer Center nos USA, Weizmann Institute of Science em Israel e a Jagiellonian University na Polônia.

Sistema Nervoso 

As pesquisas estudam a padronização e protocolos para o tratamento de Gliomas malignos e a TFD como guia para biopsias e cirurgias. Os principais centros de pesquisa são a University Hospital of Munich na Alemanha, Osaka Medical College no Japão,  a University of Lille na France, a Medical University of Vienna na Austria, a University of Toronto no Canada, University College London Hospitals no Reíno Unido e a Medical University em Tokyo no Japão.